quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Campanha da Legalidade

      Estamos ouvindo falar dos 50 anos da Legalidade, movimento iniciado aqui no Rio Grande do Sul. Este foi um marco histórico pelo grande envolvimento da população na resistência. Quando da renuncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, esperava-se que o vice, Jango, assumisse, naturalmente. Porém este foi impedido pelos ministros militares, que eram contra, e Ranieri Mazzili, um de seus representantes, assume inteiramente a presidência. Este golpe militar desencadeia o movimento de resistência aqui no Rio Grande do Sul, iniciado e motivado por Leonel Brizola, o então governador do estado, defendendo a legalidade da posse de Jango, e que assegurou não aceitar “quaisquer golpes, não assistiremos passivamente quaisquer atentados às liberdades públicas e à ordem constitucional”. Brizola ainda pediu que “cada um” tomasse medidas contra o golpe e encerrou: “Defendemos a ordem legal, defendemos a Constituição, defendemos a honra e dignidade do povo brasileiro”. Foi instaurada a Rede Radiofônica da Legalidade, funcionando 24 horas nos porões do Palácio Piratini, contando com o apoio de jornalistas, radialistas e técnicos, e atingindo uma enorme popularidade, com Brizola mobilizando o povo e convocando o país a resistir ao golpe, em atitudes firmes e presença carismática.


    Assim, a Legalidade assegurou a posse de Jango e virou sinônimo de coragem, mas o levante também representava os anseios do povo por medidas democráticas e igualitárias. Nesse momento, as classes populares tiveram grande impacto e participação. Hoje, podemos olhar pra trás com dois sentimentos: orgulho, do movimento nascido no Estado e de grande repercussão, ou então uma grande vergonha, de termos abandonado completamente tal espírito de luta e capacidade, de hoje assistir injustiças e inúmeros golpes, porque não comparáveis ao de 61, num estado de inanição, imóveis, como se não tivéssemos uma mente capaz de pensar e um corpo capaz de lutar.


Este texto meu também foi publicado no Informol, honrado e glorioso jornal do curso de Química da UFRGS! É a informação em fentosegundos!

Mais infos: Blog da Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...